Finalmente! começou o VOLUME 3 de #OVírusSomosNós – Grandes Obras Humanas: a torre de 660 km de altura
Começamos com este post o VOLUME 3 de nossa cobertura artística da pandemia #OVírusSomosNós. Para ver os volumes, 1 e 2 clique aqui.

E eis que já faz quase um ano que a raça humana vem sendo fustigada (e fustigando a si própria) pelo coronavírus Covid-19. No momento em que escrevo, o jornal espanhol El País nos mostra que o vírus continua se espalhando, em boa parte devido à incapacidade, ou falta de vontade, ou instinto assassino, dos líderes mundiais (políticos, econômicos, religiosos, culturais, midiáticos) de manter seus rebalhos em casa. Pra ver como está o quadro de mortos e feridosneste momento clique aqui
Claro, sabemos que “lockdown” não interessa às corporações (a roda da economia tem que girar…), aos pequenos negócios, ás religiões da prosperidade e, parece, a grande parte dos humanos. A vacina atingirá primeiro 80% das populações dos países ricos antes de chegar a 10% dos humanos pobres. E mesmo em lugares ricos (mas muito desiguais), como os EEUU, negros e hispânicos estão no fim da fila de vacinação,nos informa o New York Times.
Entre quem escapou (até agora) ficam os sequelados (gente que não vai mais sentir o sabor das coisas ou respirar direito, um tipo real de quase-zumbi), os muitos lutos, as famílias destruídas por uma espécie de guerra entre a razão e a fé, o ver e o querer. Não sei se no tempo da Peste Negra foi assim, mas, agora mesmo, uma parte dos humanos está usando a pandemia como arma política contra outra parte. Ora, você, assim como eu, conhece gente boa que ainda não está convencida da letalidade do Covid-19. Novas variantes do vírus surgem, às vezes mais letais.
A maior obra humana desde a invençao da agricultura: uma pilha com 2,2 milhões de cadáveres
Faça um cálculo: se fosse possível empilhar uns sobre os outros os 2,2 milhões que morreram até hoje. E se cada pessoa falecida tivesse uma altura média de caixa torácica de cerca de 30 centímetros. Isso resultaria na maior obra humana de todos os tempos. Um monumento à ignorância e indiferença humanas com 660 km de altura. Faça as contas. Os dados estão aqui. Você pode pensar: mas guerras mataram mais. Sim, mas guerras são pensadas para isso, né? Estão em outra categoria do absurdo humano.
Publicado em: Sem categoria